terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Treinta y Tres a José Pedro Varela



Hora Saída: 10h
Hora Chegada: 13h
Distância: 30 quilômetros

Pelo esforço do dia anterior dei-me o direito de dormir até mais tarde. Acordei com um pouco de febre, mas fisicamente estava bem. Olhei para fora para verificar as condições climáticas, o tempo estava nublado e ventava um pouco. Quebrando paradigmas, arrumei as minhas coisas demoradamente, afinal, depois de ter feito o que fiz no dia anterior nada poderia me abater.

Na saída, peguei a Ruta 8 sentido Minas, e logo pude perceber que o dia não seria tão fácil assim. O vento insistente começou a soprar mais forte, tornando a pedalada muito difícil. Me senti muito pequeno diante da força da natureza e do meu próprio ego, pois empreitadas como esta não permitem nenhum tipo de descuido ou relaxamento.

Chegando em José Pedro Varela, com apenas 30 quilômetros rodados e 3 horas de pedal avistei um posto na beira da estrada (o primeiro em 160 quilômetros). O vento inicial havia se transformado numa tempestade, acompanhado por uma chuva dolorida e fria. Pelos meus cálculos, naquele ritmo, chegaria de madrugada no meu destino.

O posto possuia uma espécie de lanchonete/mercado muito acolhedor (tirado o fato de a atendente preferir seu joguinho no celular a me atender). Pedi um lanche e um café quente. Ordenando minha confusão mental, decidi que seria impossível continuar. Voltaria a Treinta y Tres e recomeçaria tudo no dia seguinte, mais cedo.

Há uma diferença entre aventura e peregrinação. Faço um planejamento minucioso do meu roteiro e procuro estar atento a todas as mensagens recebidas. Muitos me dizem: você é louco! E eu penso: louco é quem não se experimenta. E isto me permite compreender os meus segredos e os meus limites. Talvez este seja o grande motivo das minhas peregrinações. Me preparando para retornar, perguntei ao frentista do posto se havia algum hotel naquele lugarejo. Para minha surpresa ele disse que sim. Fechei os olhos e agradeci pela benevolência.
Meu email de contato na viagem: pedalandopelaamerica@hotmail.com