quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Jose Pedro Varela a Minas








Hora Saída: 8h15
Hora Chegada: 19h20
Distância: 136 quilõmetros

O dia amanheceu frio (15º Célcius) e com pouco vento. Procurei sair um pouco mais cedo para não ter a surpresa do dia anterior. Logo que peguei o asfalto pude perceber que o vento não me abandonaria. Acho até que nós temos uma relação bem interessante. Ele faz a parte dele, que é me segurar, e eu faço a minha, que é desafiá-lo. Como de hábito, concentro meu campo de visão entre a bike e aproximadamente um metro para frente.

Para minha surpresa o sol refletia pêlos em minha calça. Isto mesmo, pêlos! Fotografei para que vocês não me chamem de mentiroso. Agora, vejam só, além de lavar a calça terei que barbeá-la. Falando nisso, percebi que minha barba tem crescido menos, algo para algum entendido explicar. O trajeto de hoje é muito bonito, com belos campos e árvores, de um verde contagiante. O sobe e desce dos dias anteriores continuou, parece até marca registrada. O vento, bem... O vento, este incansável, não me deu sossego.

Tenho agora a sensação de que pedalei com duas bicicletas. Mariscala é o primeiro posto de apoio, 76 quilômetros depois de Jose Pedro Varela. Estava fazendo um lanche e conversando com o atendente do local quando chegou um senhor com poucos dentes que me perguntou em inglês se eu falava inglês. Respondi em alemão que falava um pouco de alemão. Para quê... Ele era alemão! Então, imaginem, alemão, português e espanhol misturados, uma confusão só. O problema é que ele gostou do papo e não me largava mais.

Quando saí, ele foi andando do meu lado dizendo que não gostava das leis, que ali era bom porque podia andar de moto sem capacete. Estas coisas. Acelerei o pedal para me desvencilhar dele, então olhei para trás e vi que ele estava parado acenando para mim. Também acenei e ri muito daquela situação. Este episódio valeu o dia. Em alguns momentos o vento era tão frio e forte que lágrimas escorriam dos meus olhos. Também precisava escolher árvores para que meu excremento líquido não me molhasse. Assim, no início da noite, um zumbi ciclista, ou um zumbilista, chegava ao seu destino.

Meu email de contato durante a viagem: pedalandopelaamerica@hotmail.com