sábado, 6 de dezembro de 2008

Montevideo a Buenos Aires - Fim da viagem!







Hora Saída: 5h40
Hora Chegada: 21h20
Distância: 182 quilômetros

Levantei cedo para tentar cumprir esta última etapa, a mais longa de toda a viagem. Como não havia informação precisa quanto aos horários de travessia do Rio de La Plata, receava ter que dormir em Colônia Del sacramento, no Uruguai. Saí de Montevidéu ainda escuro e com um friozinho castigante. Logo pude perceber que meu ritmo não seria dos melhores. A informação dada pelo recepcionista do hotel para pegar a Ruta 1 sentido Colônia foi precisa.

Até o KM 125 a rodovia é duplicada e de ótima qualidade, mesclando trechos de asfalto e concreto, com muitas subidas e descidas e plantações de soja. Pelo que pude observar pelas regiões que passei, o Uruguai é um país essencialmente agrícola e muito mecanizado. A partir do KM 125 a rodovia está em obras, com trânsito pesado de veículos e máquinas que estão trabalhando na obra de duplicação, obrigando a disputar com os "grandões" um espaço já apertado.

Neste ponto parei em um restaurante para trocar a minha água que estava quente. Tive a oportunidade de conhecer o Valdemar, um brasileiro que mora há dez anos em Montevidéu, além de um grupo de motociclistas vindos de São Paulo, cujo guia viajou pelo mundo por oito anos, conhecendo todos os continentes. O papo rolou bacana, mas me tomou um tempo importante.

Às 17h30 cheguei a Colônia e fui direto para o porto para verificar meu translado a Buenos Aires. O barco havia acabado de sair e o próximo seria somente às 20h. Não me importei pois, no ritmo que eu vinha, este tempo de espera veio bem a calhar. Pude "me curtir" um pouco e sentir meus músculos relaxarem, pois minha meta estava próxima do final.

Neste momento senti uma alegria muito grande e comecei a chorar, lembrando do meu pai e suas palavras: filho, cuide-se! A travessia de barco durou uma hora. Descendo no lado argentino procurei a migração para legalizar a minha entrada no país. Depois de alguns tropeços, descobri que a empresa que faz o traslado, no momento do check in, providencia este documento. Bacana! Do porto até o hotel que eu havia feito reserva foram apenas cinco quadras de pedalada. Assim, 991 quilômetros e oito dias após chego ao meu destino. O sabor da conquista é algo indescritível.

NÓS CONSEGUIMOS!
Meu email de contato: pedalandopelaamerica@hotmail.com